terça-feira, 29 de novembro de 2011

O que é filosofia?

* O que é Filosofia

A palavra filosofia significa, literalmente, “amizade da sabedoria”: do grego philos, amizade, e sophia, sabedoria (ou saber). Amizade, aqui, pode ser entendida como o cultivo regular de certas capacidades e habilidades intelectuais, aplicadas a questões e concepções fundamentais sobre os chamados grandes temas (verdade, mente, justiça, beleza, Deus etc.) Sabedoria ou saber, aqui, pode ser entendida como a consciência dos pressupostos e implicações, do alcance e dos limites, de nossos conceitos, idéias, e teorias sobre a realidade. Se a metafísica é “um esforço extraordinariamente grande de pensar com clareza nas questões fundamentais da existência” (Taylor), a teoria do conhecimento é o mesmo esforço para as questões do conhecimento; a ética, da ação; a estética, da contemplação do belo na natureza e nas artes. Em suma, filosofia é uma atividade (uma disciplina) que tenta pensar claramente sobre certos temas e questões, atividade que pode ser bem ou mal feita, e que para ser bem feita, normalmente utiliza-se da auto-reflexão crítica e da argumentação lógica rigorosa. (Prof. Alcino Eduardo Bonella, Universidade Federal de Uberlândia/UFU)

* No site da Universidade de Oxford, sobre o que é filosofia, encontramos:

“O estudo da filosofia desenvolve o rigor analítico e a habilidade de criticar e raciocinar logicamente. Isto permitirá a você aplicar estas habilidades a muitas escolas, hsitóricas e contemporâneas, de pensamento, e a pensadores individuais; a questões em assuntos como a natureza fundamental da realidade, a natureza, possibilidade e limites do conhecimento, a natureza e as bases dos juízos morais, a natureza da mente e suas relações com o corpo; aos princípios fundamentais da linguagem, da ciência, da religião, da arte e da literatura”. (cf. http://www.philosophy.ox.ac.uk/admissions)


Para Deleuze e Guattari:

“A filosofia, mais rigorosamente, é a disciplina que consiste em criar conceitos.
(...) Criar conceitos sempre novos é o objeto da filosofia. E porque o conceito deve ser criado que ele remete ao filósofo como aquele que o tem em potência, ou que tem sua
potência e sua competência. Não se pode objetar que a criação se diz antes do sensível e das artes, já que a arte faz existir entidades espirituais, e já que os conceitos filosóficos são também sensibilia. Para falar a verdade, as ciências, as artes, e as filosofias são igualmente criadoras, mesmo se compete apenas à filosofia criar conceitos no sentido estrito. Os conceitos não nos esperam inteiramente feitos, como corpos celestes.
Não há céu para os conceitos. Eles devem ser inventados, fabricados ou, antes, criados, e não seriam nada sem a assinatura daqueles que os criam. Nietzsche determinou a tarefa da filosofia quando escreveu: "os filósofos não devem mais contentar-se em aceitar os conceitos que lhes são dados, para somente limpá-los e fazê-los reluzir, mas é necessário que eles comecem por fabricá-los, criá-los, afirmá-los, persuadindo os homens a utilizá-los.” (Deleuze, G. e Guattari, F. O que é a Filosofia)

Segue mais no futuro...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ética no enfrentamento da CoVID-19

Questões éticas difíceis passaram a nos atingir mais frontalmente com  a pandemia da COVID-19. O  NUBET – Núcleo de Bioética e Ética Pública...