segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

PIPE I - Graduação em Filosofia - 2012 - Encontros aos Sábados


2. EMENTA
A disciplina visa uma introdução aos elementos da problemática grega da Ética, desenvolvido através da reflexão crítica.

3. JUSTIFICATIVA

Este componente curricular está articulado com a disciplina Ética 1. Paralelamente às aulas da disciplina de Ética 1, o discente deve fazer um trabalho de pesquisa em textos clássicos de ética.


4. OBJETIVO
Estudar três textos clássicos de ética (de Aristóteles, Kant e Mill), e um texto contemporâneo (de Habermas).


1.    PROGRAMA

  1. A Ética a Nicômaco, de Aristóteles.
  2. A Fundamentação da Metafísica dos Costumes, de Kant.
  3. Utilitarismo, de Mill.
  4. Notas para a fundamentação de uma ética discursiva, de Habermas.

2.    METODOLOGIA

Como esta disciplina é composta de aulas práticas, o docente, no primeiro encontro, apresentará os objetivos desse componente curricular, explicará as tarefas previstas para sua integralização, exporá os critérios para a composição do seminário, organizará os grupos, e distribuirá os dias de apresentação.


3.    AVALIAÇÃO

Conteúdo a ser avaliado

Tipo
Valor

Época

Prova, Trabalho, Seminário
(1.)
Seminário
25
24/03
(2.)
Seminário
25
28/04
(3.)
Seminário
25
26/05
(4.)
Seminário
25
23/06


O seminário requererá a entrega de um roteiro, com um resumo das idéias centrais do texto estudado e uma ou duas questões levantadas pelo grupo, além de breve apresentação deste conteúdo para toda a classe.


8. BIBLIOGRAFIA
ARISTÓTELES, Ética a Nicômaco. São Paulo, Nova Cultural, 1987 (Col. Os Pensadores).
KANT, I. Fundamentação da Metafísica dos Costumes. São Paulo, Abril, 1981.
MILL, John Stuart. Utilitarismo. Porto, Porto Editora, 2005.
HABERMAS, Jürgen. “Notas programáticas para a Fundamentação de uma Ética do Discurso”, Consciência Moral e Agir Comunicativo. Rio, Tempo Brasileiro, 1989.

9. APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/______/______
Coordenação do Curso de Graduação em: _______________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário