sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017



Orientação aos estudantes interessados em orientação e pesquisa 

[I] Ciências da Saúde 
[II] Filosofia

aos estudantes interessados em orientação e pesquisa de pós graduação em Ciências da Saúde



MESTRADO E DOUTORADO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE UFU  
http://www.pgcs.famed.ufu.br

São considerados projetos específicos de Bioética e que contenham propostas para análise e avaliação de questões e teorias em bioética, ética na saúde pública, ética médica e ética na pesquisa. São bem vindas pesquisas sobre problemas tais como: uso de embriões humanos em pesquisa, aborto, eutanásia, experimentação animal, ponderações do valor da vida (qaly, utility), ponderações do valor de benefícios em saúde (custo-efetividade), metodologias em bioética.

Para contato formal é necessário saber inglês e apresentar um ensaio de até 5 páginas sobre o assunto de seu interesse (problema e ideia central, breve revisão do estado da arte do tema, desenho da pesquisa ou passos do estudo, justificativa).

Sugiro, para a forma do ensaio, seguir as dicas que estão no livro A Arte de Argumentar, de Weston (Lisboa, Gradiva, 2005), e, para o conteúdo do ensaio, fazer uma revisão de literatura atualizada com base no PUBMEd e em revistas de bioética de alto padrão (veja no link abaixo), além de livros relevantes ao tema, se houver.

Há concorrência de propostas que destaquem com clareza: aspectos factuais (por exemplo, informações relevantes), valorativos (por exemplo, princípios e avaliações morais), e práticos/normativos (por exemplo, normas gerais, leis, políticas públicas, protocolos profissionais ou condutas individuais).

Para encontrar boas revistas de bioética e outras fontes: https://repository.library.georgetown.edu/handle/10822/503786

 http://lattes.cnpq.br/2585330510002189


-----------------------------------------------
[II] MESTRADO EM FILOSOFIA - UFU  (http://www.posfil.ifilo.ufu.br/)

São acolhidas pesquisas nas áreas de: metaética (por exemplo, teorias realistas e expressivistas; epistemologia moral; verdade moral; raciocínio moral; argumentos e lógica em moralidade), ética normativa (por exemplo, teorias utilitaristas, deontológico-kantianas, intuicionistas-pluralistas), e ética aplicada (por exemplo, pesquisa com embriões humanos, aborto, eutanásia, suicídio assistido, valor da vida humana, valor da saúde pública, metodologias em bioética).

Para contato formal é necessário saber inglês e apresentar um ensaio de até 6 páginas redigidas sobre o assunto de seu interesse (problema e ideia central, objetivos, desenho da pesquisa ou passos do estudo, argumentos (iniciais) e objeções/alternativas). Sugere-se, para a produção e forma do ensaio, seguir os passos que estão no livro de WESTON, A. A arte de argumentar, Lisboa, Gradiva, 2005, e, para o conteúdo do ensaio em ética aplicada, fazer revisão de literatura atualizada com base em PUBmed e em Revistas de bioética de alto padrão (veja no link abaixo), além de livros filosóficos relevantes ao tema, se houver.

Há concorrência de projetos que abordem problemas, temáticas ou autores de maneira conceitual e argumentativa (analítica), tratando de um tópico filosófico específico (não serão aceitos projeto estritamente de interpretação de autores ou sistemas, desligados de problema específico ou desenvolvimento teórico sobre o ponto). Propostas em ética aplicada e bioética devem destacar com clareza: aspectos factuais (por exemplo, informações relevantes), valorativos (por exemplo, princípios e avaliações morais), e prático-normativos (por exemplo, normas gerais, leis, políticas públicas, protocolos profissionais ou ações justificáveis).


Para encontrar boas revistas de bioética e outras fontes: https://repository.library.georgetown.edu/handle/10822/503786
http://lattes.cnpq.br/2585330510002189

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ética no enfrentamento da CoVID-19

Questões éticas difíceis passaram a nos atingir mais frontalmente com  a pandemia da COVID-19. O  NUBET – Núcleo de Bioética e Ética Pública...