Pós-Graduação em Filosofia: Orientações

MESTRADO EM FILOSOFIA - UFU  

São acolhidas pesquisas nas áreas de: metaética (por exemplo, teorias realistas e expressivistas; epistemologia moral; verdade moral; raciocínio moral, motivação etc.), ética normativa (por exemplo, as várias versões de teorias utilitaristas, deontológico-kantianas, intuicionistas-pluralistas), ética aplicada (por exemplo, pesquisa com embriões humanos, aborto, eutanásia, suicídio assistido, saúde pública, metodologias em bioética, animais) e, menos frequentemente, filosofia da religião (problema do mal, ética e religião, ciência e religião, filosofia e cristianismo).

Para contato formal é necessário saber inglês e apresentar um ensaio de até 8 páginas redigidas sobre o assunto de seu interesse (problema e ideia central, breve revisão de literatura sobre o tema, argumento (s) e passos do estudo, a bibliografia a ser pesquisada). 

Sugere-se, para a produção e forma do ensaio, seguir os passos que estão no livro de A. Weston (A arte de argumentar, Lisboa, Gradiva, 2005), e, para o conteúdo do ensaio, se for em ética aplicada, fazer revisão de literatura atualizada com base em PUBmed e em revistas de bioética de alto padrão (veja no link abaixo), além de livros filosóficos atuais relevantes ao tema, se houver.

Há concorrência de projetos que abordem problemas e teorias de maneira conceitual e argumentativa, tratando de preferência de um tópico filosófico específico. Em princípio não serão aceitos projetos estritamente de interpretação de autores (filósofo X ou Y) ou sistemas, que estejam desligados de um problema filosófico específico ou de um desenvolvimento teórico direto sobre o problema.

Todavia, se o projeto for sobre um filósofo em particular, ele ainda poderá ser aceito, e, no caso, muito dependerá da prosposta e do modo de tratar o conteúdo, por exemplo, que seja algo mais do que interpretar o que quis dizer o autor, que seja, de preferência, com mais de um autor, com filosofias diferente ou contrapostas, e que tenha, sempre, análise lógica independente das teses dos autores escolhidos.

Propostas em ética aplicada e bioética devem destacar com clareza o assunto específico em três aspectos: factuais (informações científicas e empíricas relevantes), valorativos (princípios, teorias e avaliações morais), e prático-normativos (sugestão de normas gerais, ou leis, ou políticas públicas, ou protocolos profissionais ou ações individuais, que estejam bem justificados).

Para a revistas de bioética, segere-se olhar algumas das revistas nesta lista:
http://lattes.cnpq.br/2585330510002189

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ética no enfrentamento da CoVID-19

Questões éticas difíceis passaram a nos atingir mais frontalmente com  a pandemia da COVID-19. O  NUBET – Núcleo de Bioética e Ética Pública...