terça-feira, 24 de maio de 2011

Informações para candidatos à minha orientação ao Mestrado em Ciências da Saúde, UFU

Linha de pesquisa em Qualidade de Vida e Bioética -


Meu trabalho é teórico, com temas de bioética tais como: embriões e fetos,
aborto, infanticídio, eutanásia, pesquisa com animais e seres humanos,
direitos e saúde pública, identidade e pessoalidade, autonomia do paciente.
Aqui há a concorrência de projetos que tratem cuidadosamente de
argumentos e teorias (autores) prós e contras, distinguindo aspectos factuais
e  éticos, além dos aspectos práticos individuais ou coletivos (leis, políticas etc)
sobre o que se deve fazer.Tenho um interesse recente em teorias sobre
qualidade de vida e suas implicações ou aplicações (por exemplo, eu gostaria
de um bom projeto sobre QALYs (quality adjusted life years), ou sobre
QALYs e problemas de saúde, mas neste caso o aluno tem de estudar
relativamente de modo autônomo,  pois é uma área nova para mim também.
Sobre QALYs, para uma primeira noção e alguma bibliografia,  ver em
Beauchamp & Childress, Princípios de ética biomédica, SP, Loyola, 1994;
Broome, J. Weighing Lives (Oxford, 2004), e Ethics out Economics
(Cambridge, 1999) e outros livros e artigos; ver também:
http://www.apes.pt/files/dts/dt_012002.pdf.
Para contato, é necessário, para qualquer tema, saber inglês e
redigir uma redação de até 8 páginas sobre o assunto específico da
possível pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ética no enfrentamento da CoVID-19

Questões éticas difíceis passaram a nos atingir mais frontalmente com  a pandemia da COVID-19. O  NUBET – Núcleo de Bioética e Ética Pública...