Pós-Graduação em Ciências da Saúde: Orientações


aos estudantes interessados em orientação e pesquisa de pós graduação em Ciências da Saúde



MESTRADO E DOUTORADO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE UFU  
http://www.pgcs.famed.ufu.br

Faço parte do corpo docente colaborador, como membro externo, especialmente para a formação em bioética e avaliação ética dos projetos que envolvem seres humanos, e, apenas ocasionalmente oriento alunos e assumo vagas para orientação, no edital.

Todavia, quando há vagas, são considerados por mim apenas projetos específicos de Bioética que contenham propostas de análise e/ou avaliação, de questões e/ou teorias, em bioética "stricto sensu" (estudo valorativo/normativo).

São bem vindas pesquisas sobre problemas tais como: uso de embriões humanos em pesquisa, aborto, eutanásia infantil, eutanásia e suicídio assistido, experimentação animal, ponderações do valor da vida (qaly, utility), ponderações de valor de benefícios em saúde (custo-efetividade) e metodologias em bioética.

Para contato formal é necessário saber inglês e apresentar um ensaio de até 6 páginas sobre o assunto de seu interesse (problema, ideia e argumento centrais, revisão do estado da arte do tema, desenho da pesquisa ou passos do estudo, justificativa e bibliografia a ser utilizada).

Sugiro, para a forma do ensaio, seguir as sugestões que estão no livro A Arte de Argumentar, de Weston (Lisboa, Gradiva, 2005), e, para o conteúdo do ensaio, a revisão de literatura atualizada com base no PUBMEd e revistas de bioética de alto padrão (veja no link abaixo), além de livros relevantes ao assunto escolhido.

Há concorrência de propostas que destaquem com clareza: aspectos factuais (por exemplo, informações científicas relevantes), valorativos (por exemplo, princípios e avaliações morais), e práticos/normativos (por exemplo, normas gerais, leis, políticas públicas, protocolos profissionais ou condutas individuais).

Para encontrar boas revistas de bioética e outras fontes: https://repository.library.georgetown.edu/handle/10822/503786

 http://lattes.cnpq.br/2585330510002189

Ética no enfrentamento da CoVID-19

Questões éticas difíceis passaram a nos atingir mais frontalmente com  a pandemia da COVID-19. O  NUBET – Núcleo de Bioética e Ética Pública...