Prova 1 (Ética 2, Prof. Alcino) – entrega no dia 18/09, 8:00 h (mat) e 19 h (not)
Alunos:
· A prova é um pouco diferente da usual. Preste atenção abaixo. O professor e a monitora não dirão nada sobre a prova; você, por si mesmo, sozinho ou em grupo, deve interpretar o que deve ser feito. As questões escolhidas são:
A) Qual é o problema de haver vários princípios e teorias morais, em bioética? Quais as soluções para o problema?
B) O que é decisão de princípio e decisão sob princípios? Aponte diferença (s) e semelhança (s).
C) Como você entende as duas teorias em foco, a kantiana e a utilitarista, e como o texto sugere entendê-las conjuntamente? Você concorda? Justifique.
[1] Primeira Parte: ouvir, falar e debater.
1. Você deve, sozinho, meditar nas perguntas e elaborar, mentalmente ou num esboço, as respostas. Você, que será chamado de Aluno A, deve formar uma dupla com outro aluno, aluno B. (Ambos fazem esta tarefa 1 isoladamente).
2. GRAVAÇÃO: O aluno A grava, como arguidor, com ajuda do celular ou outro meio, a pergunta A, (lendo literalmente a questão), e depois da leitura, acrescenta um esclarecimento ou comentário para elucidar melhor a pergunta. Então, o Aluno B, que cumpriu a tarefa 1 acima sozinho, dá uma boa resposta, gravada em sequência.
3. O Aluno A então levanta outra questão ou comentário crítico, no mesmo tema (questão A), como um tipo de Réplica da resposta de B. O Aluno B faz a tréplica, respondendo ou comentando a fala de A.
4. O Aluno B, agora como arguidor, grava a pergunta B, lendo (literalmente) a questão, e depois da leitura, acrescenta um esclarecimento ou comentário para elucidar melhor a pergunta. Então, o Aluno A dá uma boa resposta, gravada na sequência.
5. O Aluno B, então, no mesmo tema (questão B), levanta outra questão ou comentário crítico, como um tipo de Réplica da resposta de A. O Aluno A faz a tréplica, respondendo ou comentando a fala de B.
[2]Segunda parte: Alunos A e B, juntos, escrevam a resposta à questão C, usando uma lauda (uma página)
· TRAGAM A GRAVAÇÃO (Arquivo e aparelho) E A LAUDA ESCRITA EM 18/09, PARA APRESENTAR NA AULA.
“Que nota darei?”