quinta-feira, 16 de junho de 2011

Três Espiritualidades Mundiais à Disposição: (3) O que é ser cristão?

O que é preciso essencialmente para ser cristão?


Como na islamisno e no judaísmo, dos quais o cristianismo é irmão ou primo, é preciso basicamente (1) amar a Deus Stock photo : Sandwriting - Godsobre todas as coisas, ou seja, professar uma fé em um único Deus Absoluto que está acima de toda a a criação e de qualquer conceito, coisa ou pessoa, e (2) amar ao próximo Stock photo : Poor Laotian Hmong Childrencomo a si mesmo, ou seja, com igual consideração de interesses. Não amar a Deus colocando outro conceito, ou coisa (dinheiro, poder) ou pessoa (o imperador? o esposo?) no seu lugar, e não amar ao próximo como a si próprio, dando preferência a si e aos seus (egoísmo e egocentrismo), é o que se entende como pecado, que nos afastou e nos afasta do Paraíso. Mas podemos retornar e ele (ao Paraíso, que também é chamado no novo testamento de Reino de Deus, que  já começou; ou de "novos céus e nova terra", no fim do livro do Apocalípse) seguindo a Jesus, para os cristãos, o filho de Deus feito homem e o filho do homem feito Deus, tão especial foram sua vida, mensagem e práticas. Depois de jejuar e orar 40 dias no deserto, como o povo hebreu rumo à terra prometida, Jesus realiza sua missão de anunciar a chegada do Reino de Deus a todos, em especial aos pobres, oprimidos e sofredores, como o início de um tempo de partilha e fraternidade (simbolizados na partilha do pão e vinho na eucaristia, que exemplifica - é um sacramento - a prática da doação aos outros) Stock photo : Hands Of Jesus And Communion, entrando em conflito com aqueles que rejeitam esta mensagem, como no caso daqueles que preferem o mundo sem o Reino de Deus (egoístas), daqueles que se beneficiavam da marginalização dos pobres e da discriminação dos pecadores e "outras" nações, dando mais valor às normas do que à vida das pessoas e sua situação concreta (a lei do Sábado; lembrem-se da famosa frase de Jesus: "ela foi feita para os seres humanos, e não os seres humanos para a lei do Sábado", que era realmente pura desobediência à lei; ou à posição de Jesus sobre as moedas romanas no Templo, "expulsas" à força com chicote, e com a mensagem, "devolvam a César o que é dele, e a Deus o que é de Deus) - ou seja, basicamente as autoridades judaicas e romanas -  que assassinam Jesus como criminoso social e político por desetabilizar a religião oficial e seu arranjo com o império. Tal rejeição de Jesus pelos que não aderem ao Reino de Deus é simbolizada pela sexta feira da paixão, no assassinato na cruz. Stock photo : Jesus Mary Statue

Deus, porém, continuou o Pai de Jesus, e o verdeiro Rei do universo, por isso o cristão professa a Ressureição de Jesus três dias após sua morte (simbolizada na páscoa cristã), e a continuidade de sua atividade de implantação do Reino 40 dias após sua ressurreição, e sua ascenção junto a Deus, acima de todos os poderes, deixando a seus discípulos a missão de continuar sua obra. Stock photo : Jesus
O Reino continua crescendo aos poucos, e os cristãos formam o corpo de Jesus no tempo presente, animados pelo seu espírito, que é também o espírito de Deus (temos daí a santíssima trindade em união com a humanidade). O principal meio de encontrar-se com Jesus é através da prática da solidariedade com quem não tem o que comer, o que beber, o que vestir, onde morar, está preso, está doente, ou seja, com o ser humano, e em especial, com o ser humano que sofre. Mas a oração (onde se inclui a oração comunitária, como a missa ou o culto), o jejum (deixar de consumir) e a esmola (a doação de parte dos bens aos pobres) são práticas espirituais para a união mística com Jesus e sua Igreja.

Um comentário:

  1. Na Índia, um indiano (talvez seguidor de Sheeva) explicou que GOD é uma sigla: G de gerador, O de operador e D de destruidor... Dá certo em português tb. Só não está claro na seriedade dessa etimologia, tipo Depak Chopra na comédia daquele guru do sexo. Mais interessante, talvez, para nossa religião ocidental antropomórfica, como outras, seja o egocentrismo, pois a palavra Deus contém a palavra "eu", da mesma maneira que o alento (pneuma) comunicou vida do Grande Espírito para este boneco de barro. Essas coisas.

    BentoBORGES

    ResponderExcluir

Ética no enfrentamento da CoVID-19

Questões éticas difíceis passaram a nos atingir mais frontalmente com  a pandemia da COVID-19. O  NUBET – Núcleo de Bioética e Ética Pública...