2. EMENTA
A disciplina visa uma introdução aos elementos da problemática grega da Ética, desenvolvido através da reflexão crítica.
3. JUSTIFICATIVA
Este componente curricular está articulado com a disciplina Ética 1. Paralelamente às aulas da disciplina de Ética 1, o discente deve fazer um trabalho de pesquisa em textos clássicos de ética.
4. OBJETIVO
Estudar três textos clássicos de ética (de Aristóteles, Kant e Mill), e um texto contemporâneo (de Habermas).
1. PROGRAMA
- A Ética a Nicômaco, de Aristóteles.
- A Fundamentação da Metafísica dos Costumes, de Kant.
- Utilitarismo, de Mill.
- Notas para a fundamentação de uma ética discursiva, de Habermas.
2. METODOLOGIA
Como esta disciplina é composta de aulas práticas, o docente, no primeiro encontro, apresentará os objetivos desse componente curricular, explicará as tarefas previstas para sua integralização, exporá os critérios para a composição do seminário, organizará os grupos, e distribuirá os dias de apresentação.
3. AVALIAÇÃO
Conteúdo a ser avaliado | Tipo | Valor | Época |
Prova, Trabalho, Seminário | |||
(1.) | Seminário | 25 | 24/03 |
(2.) | Seminário | 25 | 28/04 |
(3.) | Seminário | 25 | 26/05 |
(4.) | Seminário | 25 | 23/06 |
O seminário requererá a entrega de um roteiro, com um resumo das idéias centrais do texto estudado e uma ou duas questões levantadas pelo grupo, além de breve apresentação deste conteúdo para toda a classe.
8. BIBLIOGRAFIA
ARISTÓTELES, Ética a Nicômaco. São Paulo, Nova Cultural, 1987 (Col. Os Pensadores). KANT, I. Fundamentação da Metafísica dos Costumes. São Paulo, Abril, 1981. |
MILL, John Stuart. Utilitarismo. Porto, Porto Editora, 2005. HABERMAS, Jürgen. “Notas programáticas para a Fundamentação de uma Ética do Discurso”, Consciência Moral e Agir Comunicativo. Rio, Tempo Brasileiro, 1989. |
9. APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/______/______
Coordenação do Curso de Graduação em: _______________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário