Curso de Ética 2 – Graduação em Filosofia – UFU
Prof. Alcino Eduardo Bonella (UFU/CNPq)
Disciplina de Ética II.
Disciplina obrigatória, sem pré-requisito ou co-requisito.
Alunos de outros períodos da filosofia, alunos que já fizeram a disciplina e
querem ver estes outros conteúdos, alunos de outros cursos, ouvintes e
pessoas da comunidade em geral são todos sempre bem vindos!
Justificativa:
Depois
da introdução à ética teórica, na disciplina de ética 1, em ética 2 teremos
uma introdução á ética prática, e
veremos elementos fundamentais para uma
bioética filosófica. Já em ética 1
vimos que a disciplina chega muito perto de questões práticas e políticas da
vida humana. Mas em ética 2, ao
abordarmos diretamente a ética prática, teremos uma introdução sobre como
tratar filosoficamente de assuntos relevantes para a sociedade e para qualquer
pessoa interessada em vários assuntos práticos que envolvam a ética e o valor da vida.
Ementa:
O curso aborda fundamentos de ética, ou seja: aspectos
essenciais, teorias clássicas e recentes, e argumentos interessantes sobre a
dimensão normativa e valorativa da vida moral, e sobre a tal dimensão aplicada como guia a problemas morais vinculados ao ato de salvar ou tirar a vida.
Objetivos:
O objetivo central (1) será tratar de
assuntos geralmente estudados na Bioética. (2) Conhecer algumas obras centrais de ética prática, especialmente obras de
Peter Singer, Jeff McMahan e Tom Beauchamp/James Childress, obtendo uma visão coerente
de ao menos parte de seu conteúdo, será outro objetivo em vista. Por último, (3) ajudar os alunos a elaborar um pensamento crítico sobre os temas, e escrever de
maneira clara, distinta, e objetiva sobre tais problemas.
Conteúdos:
1. Introdução:
alguns problemas.
2. Vida,
morte e identidade.
3. Ética,
racionalidade e intuições.
4. O
uso de outros animais pelos seres humanos.
5. A
pesquisa e o uso de embriões humanos.
6. Fetos
humanos: o problema do aborto.
7. Recém-nascidos:
o problema do infanticídio.
8. Autonomia
e medicina: suicídio e eutanásia.
9. Quando
e quanto salvar da morte: a pobreza absoluta.
10. Por
que a justiça é importante: igualdade e saúde pública.
11. Futuro
e futuras gerações: a moralidade climática.
12. Ciência
e tecnologia.
Apêndice 1: Ética e Religião.
Apêndice 2: Novos problemas.
Metodologia:
O
curso mesclará exposição pelo professor, com estudos dirigidos breves, e
discussões, de textos da bibliografia obrigatória, além de três seminários de
análise do conteúdo visto em aulas.
Avaliação:
Haverá duas
provas individuais, sem consulta, mas preparadas em casa, valendo 35 pontos cada
uma; e três seminários, cada um com um grupo principal e dois coadjuvantes,
valendo 10 pontos cada um.
a)
Seminário 1: tópicos 1 a 4 (10 pontos);
b)
Seminário 2: tópicos 5 a 8 (10 pontos);
c)
Prova 1: tópicos 1 – 8 (35 pontos);
d)
Seminário 3: tópicos 9-12 (10 pontos);
e)
Prova 2: tópicos 1 – 12 (35 pontos)
Exigir-se-a que as respostas da prova escrita atendam ao que é efetivamente solicitado pela
questão. Exigir-se-a, na realização das questões, os seguintes critérios, todos
contendo o mesmo peso: (i) domínio do conteúdo, (ii) clareza conceitual e objetividade,
(iv) bom uso da língua e da argumentação. As questões são dadas antes da prova
(7 dias), para que o aluno possa estudar em casa e fazer a prova sem consulta.
Bibliografia:
a)
Obrigatória:
SINGER, Peter. Practical
Ethics. (3ª ed.). Cambridge, Cambridge University Press, 2011. (há
tradução, da segunda edição de 1993, pela editora Martins Fontes, 2006;
e pela editora Gradiva, 2004. Além de algumas mudanças, a terceira
edição contém um capítulo novo sobre o aquecimento global, e a retirada do
capítulo sobre imigrações).
McMAHAN, Jeff. “Identity: Are we organisms?”; “Identity:
the embodied mind account”; “Killing: Equality and Respect”; “Beginnings: early
abortion & late abortion”. In: The
ethics of Killing. Oxford, Oxford University Press, 2002. (há tradução –
não muito boa – pela editora Artmed, 2011: conferir os sub tópicos
selecionados para este curso).
BONELLA,
Alcino E. Introdução à bioética. Uberlândia,
s/e, 2013 (em preparação: será fornecido aos alunos um esboço dos capítulos
deste livro).
b) Outras referências:
DeGRAZIA, David. “Prenatal identity: Genetic
Interventions, Reproductive Choices”. In: Human
Identity and Bioethics. Cambridge, Cambridge University Press, 2005.
ENGELHARDT, T. Fundamentos de Bioética. São Paulo, Loyola, 2004.
_______. Fundamentos de Bioética Cristã. São Paulo, Loyola, 2003.
FREY, R. G. & WELLMAN, C. H. (ed.). A Companion to Applied Ethics. Oxford, Blackwell, 2005.
(tópicos selecionados vinculados à disciplina).
REGAN, Tom (ed.). Matters
of Life and Death. (3ª ed.). New York, McGraw-Hill, 1993.
______. Jaulas vazias: encarando o desafio dos
direitos animais. Porto Alegre, Lugano, 2006.
SGRECCIA, Elio. Manual de Bioética. I: Fundamentos e Ética Biomédica. São Paulo, Loyola, 2002.
_______. Manual de Bioética. II: Aspectos Médico-Sociais. São Paulo, Loyola, 2004.
SINGER, P. (ed.). “Applications”. In: A Companion to Ethics. Oxford,
Blackwell, 1993. (há tradução para o castelhano, pela editora Alianza, 1995, e
um exemplar se encontra na biblioteca).
KUHSE, Helga & SINGER, Peter (ed.) A Companion to Bioethics. Oxford,
Blackwell, 2001.
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