Éticas e Moral –
Retomando o Curso de Ética: Breve Curso de Metaética
Prof. Alcino Eduardo Bonella
1.
Introdução
Uma pessoa me pediu para que se fizesse uma a diferenciação ente ética, ética normativa, ética prática, ética descritiva e
metaética Ela disse que às vezes se confunde com tantas denominações (e
pergunta onde encaixar Aristóteles. Posso estender a pergunta: onde encaixar
Kant, Mill, e o próprio Hare?).
É muito comum as
pessoas usarem ao menos as palavras ética e moral de modo confuso, e como
aqueles tipos de ética citados são muito comuns em livros e artigos de ética e
de outras áreas, resolvi atender diretamente ao pedido e preparar esse texto
abaixo. Antes eu sugiro que sempre usem ética para a teoria
filosófica ou conjunto de proposições sobre a moral e sobre o pensamento moral,
e moral para a prática ou
conjunto de proposições sobre como devemos viver. (Como a Física é o nome de uma disciplina, e objetos físicos ou o universo físico é a realidade sobre a qual ela incide).
.
Ética e Moral
Ética é
grosso modo uma disciplina da filosofia que estuda a moral (assim como a
filosofia da ciência é grosso modo, a disciplina da filosofia que estuda a
ciência). Temos como objeto ou reflexão de primeira ordem, nossas opiniões
morais (assim como temos opiniões científicas), mas temos também a reflexão de
segunda ordem, ou seja, opiniões sobre as opiniões morais (e opiniões sobre as
opiniões científicas).
Essa opinião de
segunda ordem, que incide sobre dado objeto ou tema, é chamada de filosofia.
(Ao invés de ética alguns usa filosofia moral, que na verdade deveria ser
chamada de filosofia da moral. Não dizemos filosofia científica, mas filosofia
da ciência).
Moral é o reto agir, ou, o conjunto de prescrições
universalizáveis sobre a conduta intersubjetiva. (Nossa, parece que ficou
difícil de entender).
"Reto" vem
de "correto", é um adjetivo, como ação correta, boa, justa, adequada etc. É tal qualificação que dá à
moral seu foco central: moral tem a ver como devemos viver, ou, que boa vida
haveríamos de apoiar e praticar, como ser justos e termos uma sociedade justa, que modo de agir é adequado ou
inadequado.
“Prescrições” são os
mesmos preceitos, ou princípios práticos, ou simplesmente normas de ação,
normas que permite, exigem ou proíbem atos de um certo tipo.
Universalizáveis são
tais preceitos quando eles se aplicam a tipos
de ações e tipos de agente, e não a ações individuais, singularizadas por
nomes próprios, e o que indica que se trata disso e não de preceitos
individuais é o uso da lógica dos adjetivos anteriormente citados, como
"reto", "bom", "justo", "adequado". Mas
não sei se a explicação não piorou tudo.
Se sim, esqueça o
que eu disse e traduzam a primeira frase por "moral é o conjunto de ações
de nossa conduta para com os outros e deles para conosco, que são avaliadas
como certas ou erradas, boas ou más, justas ou injustas de modo universalmente válido,
que são supremas”. (Hum! Ficou melhor).
3. Tipos
de ética.
Ética é
a aplicação do pensamento crítico ao reto agir e ao raciocínio sobre ele, e
engloba em geral a metaética, a ética normativa e a ética prática. Por exemplo,
as postagens deste curso são um exemplo de metaética, e, logo, de ética
simplesmente.
A melhor definição que conheço é a seguinte: Ética é o bem
pensar sobre o reto agir.
Ética normativa e Ética prática se equivalem, e se distinguem talvez pela foco: a
primeira no(s) critério(s) moral(morais) substantivo (s) e no padrão moral (ou
padrões morais) que podem ser usados na ética prática, que, trata, diretamente,
de problemas específicos.
(Peter Singer, famoso pela sua Ética Prática)
Por exemplo, a ética
prática trata diretamente do aborto e de outros problemas que envolvem a
medicina (e são catalogados como bioética - esquecemos de colocá-la na lista?), enquanto a
ética normativa trata do padrão ou padrões do que é certo e errado em geral, se
o certo é o que produz as melhores consequências para os envolvidos e afetados,
por exemplo, pela lei do aborto, ou quem sabe, se o certo é o que é justo fazer
independentemente dos efeitos que isso terá sobre os afetados, por exemplo, que
não é justo atender à mulher que solicita o aborto (ou vice versa, obrigar a
mulher a manter uma gestação indesejada seria algo injusto), ou uma mistura
deste dois padrões.
Ética descritiva é o nome que se dá ao estudo empírico da ética e da
moralidade, é o que se faz na antropologia, sociologia, psicologia, em em
qualquer estudo que visa conhecimento dos fatos. Por exemplo, quando o
sociólogo estuda os padrões normativos seguidos pela maioria das pessoas quando
falam sobre o aborto.
Metaética é o nome que se dá ao estudo conceitual e propriamente
filosófico da moral, do pensamento moral (raciocínio moral), e da própria ética
(ou éticas, como visto acima). Por exemplo, quando, ao se tratar do aborto, se
pergunta, afinal de contas, o que estamos fazendo e o que significam as
palavras e o discurso que estamos usando. É um estudo lógico dos conceitos que
usamos ou poderíamos usar.
O breve curso de
metaética que darei agora para os alunos, resumindo o livro de Russ Shafer-Landau, não avalia
se é certo ou errado o aborto o outra ação, mas se podemos pensar que tal
opinião é objetiva ou não, e se não o for, se é relativa culturalmente, ou
relativa individualmente, ou sem nenhum sentido, e quais as implicações de cada
uma destas interpretações para nosso conhecimento e pensamento moral.
(Aristóteles
talvez se encaixe na... humm... deixe-me ver... uai, não sei. Alguém aí sabe?
Algum aristotélico ou especialista em Aristóteles? Minha hipótese é que parte
do que ele escreve sobre ética é metaética, porque ele trata do raciocínio prático, da fraqueza
da vontade e outros pontos mais teóricos. Mas ele também tem uma lista de
virtudes e vícios e uma reflexão sobre como chegar e manter-se na virtude, e
neste sentido, ele está fazendo ética
normativa e ética prática.
Kant também tratou de ética normativa, e, em certo sentido, metaética, quando
tratava do estatuto da razão prática, suas relação com a teórica, a liberdade,
e temas afins. Também tratou de ética prática (animais, promessas, suicídio, etc.).
Mill tratou de ética normativa como Kant, mas defendendo o utilitarismo. Também
tratou de ética prática, ao menos no livro sobre a liberdade e outros sobre
temas políticos. Muitas de suas teorias sobre a moral são metaética (Hare diz
que ele expõe uma teoria prescritivista, e não naturalista, dos conceitos
morais). Hare tratou dos 3 assuntos, mas nos livros básicos que estudamos,
essencialmente, de metaética.)
* * * * *
1 - A opinião prática que alguém ou uma cultura possa ter sobre o
casamento gay e sobre o que devemos fazer a respeito é algo da ética ou da
moral? Por quê?
2 - E o "breve curso" (baseado no livro de Russ Shafer-Landau,
O que aconteceu com o bom e o mal?, sobre
objetivismo, relativismo e ceticismo) e o curso de ética 1 com os livros de Hare
(A linguagem da moral e Ética)?Você consegue visualizar a diferença e dizer algo sobre a natureza
da ética filosófica?
3 - Um livro sobre o aborto pode conter todas as éticas relacionadas
acima? Exemplifique com frases em que a palavra aborto apareça.
Mais uma vez obrigado por responder minha pergunta professor, estou acompanhando o curso aqui no blog sempre que posso. Espero que dê certo mesmo a proposta que o senhor postou de dar uma disciplina de ética 2, se for possível oferecer em um dia em que há janela para o sexto período, seria ótimo.
ResponderExcluirDeixo aqui um link com e-books sobre ética animal que encontrei na internet. Não sei se o senhor tem costume de usar o computador para ler livros. Mas talvez haja algo que você possa aproveitar.
link:http://www.crocko.com/005DAB68A0AF488D8B4FE994CCC1FF1C/Animal_Rights.rar
abraço
Obrigado! Valeu
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